Bob Nugent
Estados Unidos - 1947
Bob Nugent fez seu mestrado em artes plásticas na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, em 1971. Desde então, ele recebeu diversos subsídios e bolsas, incluindo da Fundação Tiffany Foundation, da Nea Fellowship, da Fullbright Travel Grant e um da California Arts Council Grant por seu trabalho no Brasil.
Em 2005, depois de 34 anos de ensino de pintura e desenho, Bob se retirou da Universidade Estadual de Sonoma. No ano seguinte ele foi eleito para Professor Emérito em Arte em Sonoma. Bob teve mais de 120 exposições individuais e foi incluído em mais de 650 exposições em grupo em todo os Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul. Bob Nugent primeiro se interessou pelos índios e a floresta tropical da América do Sul no verão de 1984 durante uma viagem a São Paulo, Brasil para ver um amigo artista. Durante mais de 30 anos, ele fez repetidas viagens para a América do Sul e, em particular, a Bacia Amazônica do Brasil.
Voltando ao Brasil agora três a quatro vezes por ano, Bob continua sua pesquisa e estudo da flora e fauna da Amazônia, bem como de outras partes do país. Mas é a camada vital, como Nugent o chama, o que mais lhe interessa.Como Donald Kuspit, crítico de arte de Nova York, escreveu em sua descrição do trabalho de Bob Nugent: "A camada vital, a camada de terra que sustenta a vida, esse é o verdadeiro tema das obras de Nugent". Esta camada generativa existe abaixo "da crosta terrestre, onde nossos pés tocam o chão", como diz Nugent.
A arte de Nugent é uma meditação desta camada, "onde sementes, raízes, plantas, começam a gestatizar". A arte de Nugent é um lembrete de que, a menos que pare a ação destrutiva e desumana do homem com a natureza - a menos que façamos um esforço deliberado para preservar a camada vital, o homem se autodestruirá ".
Fontes:
Foto: https://www.catalogodasartes.com.br/Detalhar_Biografia_Artista.asp?idArtistaBiografia=1599
Texto: https://www.bobnugentart.com/biography