Agrade Camíz
Artista multimídia, utiliza em seus trabalhos a estética da arquitetura popular carioca, desenvolvendo obras repletas de símbolos da habitação. A partir da representação de objetos carregados de memória afetiva, como grades e outros elementos arquitetônicos, Agrade evoca questões relacionadas à sexualidade, à beleza e à opressão feminina. Além de produzir obras em dimensões próprias para a exibição em galerias e museus, a artista tem uma prática expressiva como grafiteira e muralista, levando o seu trabalho para o espaço público da cidade. Agrade fez residências artísticas na Cidade de Deus e na Maré, ambas no Rio de Janeiro, e em Natal, Rio Grande do Norte. Participa desde 2010 de diversos projetos relacionados ao grafite e à arte urbana, além de já ter exibido seu trabalho em mostras coletivas em diversas instituições. Em 2023, a artista participou da residência artística Gasworks, em Londres. Também apresentou “Última Forma”, sua segunda exposição individual na sede da galeria A Gentil Carioca no Rio de Janeiro, e participou da coletiva “Forrobodó”, também n’A Gentil Carioca. No mesmo ano ainda participou das exposições: “Conversas entre coleções” (Casa Roberto Marinho, Rio de Janeiro); “Corpo Gesto” (Galeria Nonada, Rio de Janeiro); “Poderosa energia do amor” (Galeria Cândido Portinari, Rio de Janeiro) e “Dos Brasis” (Sesc Belenzinho, São Paulo). Em 2022, apresentou a individual "Quitação” na sede de São Paulo d’A Gentil Carioca, e participou das exposições coletivas: “Crônicas Cariocas” (Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro); "Misturas" (Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro); “Art For Women’s Lives” (Paço Imperial, Rio de Janeiro) e “Se essa rua fosse minha” (Oi Futuro, Rio de Janeiro). Em 2021, participou do projeto Parede Gentil 37: “Arte, Substantivo Feminino”, e realizou sua primeira exposição individual, “Abusada”, ambas na sede da galeria no Rio de Janeiro. Suas obras integram a coleção do Instituto Inhotim, Brumadinho; Fundação PIPA, Rio de Janeiro e Fundação Bredin Prat, Paris, França. [A multimedia artist, she uses the aesthetics of popular Rio de Janeiro architecture in her work, developing pieces full of housing symbols. Through the representation of objects loaded with emotional memory, such as railings and other architectural elements, Agrade evokes issues related to sexuality, beauty and female oppression. As well as producing works in dimensions suitable for exhibition in galleries and museums, the artist has an expressive practice as a graffiti artist and muralist, taking her work into the city's public spaces. Agrade has done artistic residencies in Cidade de Deus and Maré, both in Rio de Janeiro, and in Natal, Rio Grande do Norte. She has participated in various projects related to graffiti and urban art since 2010, and has exhibited her work in group shows at various institutions. In 2023, the artist took part in the Gasworks residency in London. She also presented "Última Forma", her second solo exhibition at the A Gentil Carioca gallery in Rio de Janeiro, and took part in the group show "Forrobodó", also at A Gentil Carioca. In the same year she also took part in the exhibitions: "Conversas entre coleções" (Casa Roberto Marinho, Rio de Janeiro); "Corpo Gesto" (Galeria Nonada, Rio de Janeiro); "Poderosa energia do amor" (Galeria Cândido Portinari, Rio de Janeiro) and "Dos Brasis" (Sesc Belenzinho, São Paulo). In 2022, she presented the solo show "Quitação" at the São Paulo headquarters of A Gentil Carioca, and took part in the group shows: "Crônicas Cariocas" (Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro); "Misturas" (Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro); "Art For Women's Lives" (Paço Imperial, Rio de Janeiro) and "Se essa rua fosse minha" (Oi Futuro, Rio de Janeiro). In 2021, she took part in the project Parede Gentil 37: "Arte, Substantivo Feminino", and held her first solo exhibition, "Abusada", both at the gallery's headquarters in Rio de Janeiro. Her works are in the collection of the Inhotim Institute, Brumadinho; PIPA Foundation, Rio de Janeiro and the Bredin Prat Foundation, Paris, France.]