ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MASP lança novos cursos online no mês de junho

24/05/2021 - Por ArtRio

O MASP Escola, programa de cursos do museu paulistano, oferece mais três novos cursos online inéditos para maio e junho. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo, os participantes também podem acessar as gravações posteriormente, disponíveis por tempo limitado de acordo com o curso. Online desde o início da pandemia, em março do ano passado, dos 37 cursos realizados em 2020, 30 foram oferecidos no formato online e contaram com a participação de 2.276 alunos de diversos estados do Brasil e de outros países, já que, nesse formato, as aulas podem ser acessadas de qualquer lugar. A lista inclui alunos de locais como Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Chile, Reino Unido e México.

Com vagas limitadas, cada curso custa a partir de R$ 240 (Amigo MASP tem 15% de desconto). O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.


Poéticas da diáspora centro-africana no Brasil: Heitor dos Prazeres, Maria Auxiliadora e Eustáquio Neves
Com Rafael Galante | Às segundas e quartas: 24, 26 e 31 de maio e 2,7, e 9 de junho

O curso tem como propósito visibilizar a centralidade dos valores civilizatórios de origem centro-africana para os processos históricos de formação das artes e das culturas afro-brasileiras de modo geral, especialmente na região sudeste do Brasil. Por meio da introdução aos processos históricos de inserção das sociedades centro-africanas no mundo Atlântico a partir do final do século 15, e de seus mais de três séculos de diáspora forçada no Brasil, pretende-se mostrar como os valores civilizatórios dos povos dessa região do continente africano estruturaram sobremaneira as filosofias espirituais, cosmologias, musicalidades e poéticas visuais das culturas afro-brasileiras contemporâneas.

Retratos, identidade e poder: de Alberto Henschel a Rosana Paulino
Com Mônica Cardim | Às terças: 1, 8, 15, 22 e 29 de junho 6 e 6 de julho

O curso discute a presença de africanos e afrodescendentes na produção de retratos fotográficos. A partir da análise com perspectiva decolonial sobre a circulação de fotografias dos estúdios do alemão Alberto Henschel no Brasil do século 19, pretende-se debater a agência de pessoas negras na fatura de retratos.

Lina Bo Bardi: arquitetura como ação
Com Marina Grinover | Às quartas: 9, 16, 23, 30 de junho 6 e 7 de julho

O curso tratará da vida e da obra da arquiteta Lina Bo Bardi. Nascida na Itália em 1914, ela escolheu o Brasil para viver e trabalhar desde 1947. Falecida em 1992, Lina é autora do projeto do edifício do MASP entre outras obras significativas para as instituições culturais como o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e o Sesc Pompéia. A proposta abordará o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos realizados por ela nos campos da arquitetura e do desenho industrial.


Na imagem: Rosana Paulino, ‘A permanência das estruturas’, 2017, acervo MASP, doação Fernando Abdalla e Camila Abdalla, no contexto da exposição ‘Histórias afro-atlânticas’, 2018

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.