ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Exposição na vitrine da Simone Cadinelli tem segundo ato

24/08/2020 - Por ArtRio

A Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea inaugura a partir de 24 de agosto o segundo ato de sua exposição, agora com novo subtítulo, “Como habitar o presente? Ato 2 – Estamos aqui“. Com curadoria de Érika Nascimento, a exposição ocupa a vitrine de seu espaço em Ipanema e seu site com obras em vídeo de 15 artistas nascidos ou radicados no Rio, São Paulo, Belém, Salvador e Porto Alegre, que serão projetadas 24h por dia aos passantes da Rua Aníbal Mendonça, que não precisarão se preocupar com as restrições de circulação ou de ocupação de locais fechados.

Para aqueles que não são do Rio de Janeiro ou que estão evitando sair de casa, a Galeria oferece também uma versão virtual, no site da galeria, que repicará a vitrine e trará  informações completas das obras e dos artistas. Será possível conhecer e assistir a todos os trabalhos exibidos na exposição, que reúne obras de Ana Clara Tito, Batman Zavareze, Gabriela Noujaim, Ivar Rocha, Jonas Arrabal, Leandra Espírito Santo, Martha Niklaus, Nathan Braga, Panmela Castro, Roberta Carvalho, Simone Cupello, Talitha Rossi, Ursula Tautz, Virgínia di Lauro e VJ Gabiru.

A curadora Érika Nascimento comenta que “Em um lugar de fragilidades e dor pelos nossos corpos sociais e físicos, onde a experiência de vivenciar a cidade está afetada, percebemos o mundo – e os códigos para nele existir – sendo recriado a todo tempo. Como podemos imaginar um horizonte, um mundo possível, o nosso lugar como habitante neste tempo presente-futuro? Como manter um estado de esperança e antecipar o presente?”, indaga a curadora.

Nesse contexto, “Como habitar o presente?”, em seus Atos 1 e 2, “é uma exposição-projeto no sentido de projeção para novos mundos possíveis, um lugar para criar estranhamentos e preenchimentos desta lacuna que estamos atravessando, em uma época em que um vírus afasta nossos corpos e impõe novos códigos sociais e barreiras no cotidiano, nos colocando em um estado de angústia e impotência, e evidenciando grandes abismos sociais já existentes”. Ela complementa, observando que a exposição pode ser vista “através da janela de nossos celulares, computadores ou, em um universo possível, na vitrine da galeria”.

_____

Como habitar o presente? Ato 2 – Estamos aqui
De 24 de agosto a 25 de setembro de 2020
Na vitrine da Simone Cadinelli Arte Contemporânea e em exibição on-line
Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema, Rio de Janeiro
Patrocínio: Grupo Petra Gold


Na imagem: Lapso, da série Apagamento, 2017, de Leandra do Espirito Santo

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.