ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Últimos dias do edital para curso e bolsa no Parque Lage

25/11/2020 - Por ArtRio

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage dará início, no dia 14 de dezembro, ao seu novo curso online gratuito, Pedra e Ar, voltado a artistas com poéticas em desenvolvimento. Com aulas até 26 de março, o programa visa fomentar e apoiar a produção artística e discursiva com caráter crítico, experimental e disruptivo. A seleção ao curso será feita por meio de edital público nacional e irá oferecer uma bolsa auxilio de 600 reais aos selecionados. As inscrições, contudo, vão apenas até esse domingo, 29 de novembro.

O título do programa toma por empréstimo o nome de um dos objetos relacionais criados pela artista Lygia Clark. “Pedra e Ar” (1966) é constituído de uma pedra — objeto, peso, matéria, signo e forma — e um saco plástico repleto de ar. O sentido desta prática é apreendido a partir do contato, da experiência, da relação e do encontro, num movimento de contração e expansão, próprio daquilo que respira e é vivo.

Os encontros têm o objetivo de criar uma comunidade temporária de discussão e ação a partir da arte produzida em todos os estados brasileiros. O curso, que prevê debates em torno do fazer e pensar arte, será realizado em plataformas de videoconferência, por meio de encontros síncronos acompanhados pelos professores-orientadores Clarissa Diniz e Ulisses Carrilho, coordenadores do Programa de Formação e Deformação da EAV Parque Lage. Ao longo do trimestre, serão intercalados exercícios práticos e provocações teóricas, que mobilizarão turma e convidados do campo da cultura em torno de cinco eixos temáticos: ‘Matérias’, ‘Corpos e corporeidades’, ‘Coletividades’, ‘Imagens’, ‘Cura e cuidado’.

Afirmando o caráter público da EAV como escola livre e a crença na arte como um exercício de imaginação, parte da programação acontece de forma aberta, para alunos não matriculados, privilegiando uma mirada pública e crítica aos processos de trabalho. No dia 18 de dezembro, será realizada uma aula-espetáculo inaugural com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da EAV Parque Lage. Outras aulas abertas seguirão, sempre disponíveis aos não inscritos, conforme a programação:

Semana de integração: 14 a 18 de dezembro, das 10h às 12h (fechado aos artistas selecionados no edital)
Durante a primeira semana de encontros cada artista participante apresentará brevemente sua trajetória, práticas e principais referências para a turma.

Aula aberta inaugural: 18 de dezembro, das 10h às 12h
Finalizando a semana de integração da turma, realizaremos uma aula aberta com participação de uma professora ou professor com relevância nacional no circuito artístico, e o encontro será acessível a todas e todos interessados por meio do canal do Youtube da EAV Parque Lage, reforçando o compromisso público do curso.

Ciclos de encontros periódicos: 11 de janeiro a 26 de março, terças e quintas, das 10h às 12h (fechado aos artistas selecionados no edital)
As aulas acontecem em ciclos temáticos formados por quatro eixos de investigação: histórias, práticas, problematizações, reflexões.

Aulas abertas ao público:
18 de dezembro: Aula aberta inaugural
19 de janeiro: Aula aberta Ciclo1 – “Matéria”
02 de fevereiro: Aula aberta Ciclo 2 – “Corpos e corporeidades”
23 de fevereiro: Aula aberta Ciclo 3 – “Coletividade”
09 de março – Aula aberta Ciclo 4 – “Cura e cuidado”
23 de março – Aula aberta Ciclo 5 – “Imagem”


Curso Pedra e Ar | EAV Parque Lage
14 de dezembro de 2020 a 26 de março de 2021
Inscrições até 29 de novembro: AQUI
Divulgação dos selecionados no site da EAV: 10 de dezembro de 2020
Mais informações: ensino@eavparquelage.org.br


Fotografia de Renan Lima

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.