ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Planos de cor de Elizabeth Jobim

13/09/2019 - Por ArtRio

A Lurixs Arte Contemporânea abre em sua sede no Leblon a individual “Frestas” de Elizabeth Jobim na terça-feira, 17 de setembro, às 18h. A exposição traz 14 trabalhos – 10 pinturas e 4 esculturas –, que trazem manifestações recentes do vocabulário visual da artista: concreto pigmentado e planos de cor.

“A mostra de Elizabeth Jobim aproxima, noutro patamar, questões adormecidas entre arquitetura e arte” diz o crítico Lauro Cavalcanti em seu texto escrito especialmente para a exposição na LURIXS. Simultaneamente, no Paço Imperial, “Variações” apresenta obras que envolvem experimentos da artista com mistura de cores e cimento. “A exposição na LURIXS reúne vários materiais e técnicas. O pincel reaparece nas telas, assim como indícios dos gestos de pintar” pontua Lauro.

A obra de Elizabeth Jobim tem origem na observação de pedras que a artista dispõe sobre a mesa do ateliê e, em seguida, transforma em desenhos ou pinturas sobre papel. Suas referências vão de Iberê Camargo, Philip Guston e Morandi a Willys de Castro, Lygia Clark e Amilcar de Castro.

A individual vai até o dia 01 de novembro. A LURIXS: Arte Contemporânea fica na Rua Dias Ferreira 214 – Leblon. Funcionamento: de segunda a sexta, das 11 às 19h, e sábado com agendamento.

Sobre a artista
Nascida no Rio de janeiro em 1957, Elizabeth Jobim inicia sua produção nos anos 1980, década em que realiza estudos de desenho e pintura com Anna Bella Geiger, Aluísio Carvão e Eduardo Sued, no Museu
de Arte Moderna (MAM) do Rio. Conclui Comunicação Visual na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, onde também cursa, em 1989, pós-graduação em História da Arte e Arquitetura. Em 1992, conclui mestrado em Belas Artes na School of Visual Arts de Nova York e, em 1994, leciona desenho e pintura na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage.

Entre suas mais importantes exposições, estão Blocos (2013), no MAM do Rio de Janeiro, Em Azul (2010), na Estação Pinacoteca de São Paulo, e Endless Lines (2008), na Lehman College Art Gallery, em Nova York. Participa da coletiva Art in Brazil (1950-2011), no festival Europalia, em 2011, em Bruxelas, e da 5a Bienal do Mercosul, em 2005. A artista vive e trabalha no Rio de Janeiro.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.