ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria A2 + Múl.ti.plo promove conversa com a artista visual Daisy Xavier e o crítico Paulo Sergio Duarte, sábado, 25 de maio.

23/05/2019 - Por ArtRio

Daisy Xavier é a convidada da galeria A2 + Mul.ti.plo, no Vale das Videiras, para uma conversa sobre arte contemporânea com o professor e crítico Paulo Sergio Duarte, no dia 25 de maio, sábado. Conceituada artista visual brasileira, duas vezes indicada ao Prêmio Pipa (2010 e 2019), Daisy fala sobre o processo criativo que permeia sua obra de elevada carga poética, que abarca vídeo, foto, instalações, pinturas e desenhos. A conversa acontece em torno da exposição em cartaz na própria galeria, situada na região de Petrópolis, com entrada franca.

O evento é uma oportunidade de conhecer de perto a obra e o processo criativo da artista, que recentemente lançou no mesmo espaço o livro “Horizontes de Eventos”, com apresentação do curador Franklin Pedroso e texto crítico de Lígia Canongia. A mostra em cartaz na galeria A2 + Mul.ti.plo, até 10 de junho, é composta por aproximadamente 20 obras em diferentes formatos, suportes e materiais, como “O último Azul” (2012), “Pequenas Gravidades” (2016), “Porque não somos naturais” (2016) e desenhos mais recentes da série “O agudo das coisas” (2018).

Segundo Maneco Muller, sócio da A2 + Mul.ti.plo, “as obras de Daisy parecem ter em si um lugar para acolher o imponderável, um olhar ali se ilumina como se tudo o que acontece a sua volta não lhe fosse alheio. Por isso mesmo há uma recusa – de um jeito ou outro – desses trabalhos em aderir à pasmaceira turística da cultura digitalizada dos dias que correm”, diz ele. É a segunda vez que a artista expõe na galeria. A primeira foi na inauguração do espaço, em dezembro de 2014.

Outro evento promovido pela Múl.ti.plo é a conversa com o cineasta Murilo Salles e o professor e especialista em arte e filosofia Pedro Duarte, dessa vez, no espaço do Leblon, no Rio de Janeiro, dia 24 de maio, sexta-feira. Fotos do cineasta estão em exposição no espaço, até 1º de junho.

 

Sobre Daisy Xavier

Formada em psicologia e psicanálise, Daisy Xavier começou sua formação artística nos anos 1980. Frequentou o núcleo de aprofundamento da Escola de Artes Visuais – Parque Lage (1992) e História da Arte com Paulo Sergio Duarte (2000). Suas obras buscam investigar questões ligadas às identidades e as alteridades. Seja pela desconstrução ou pela recriação de formas e conceitos estabelecidos, a artista cria imagens de forte carga poética onde o corpo deixa de ser meramente físico e passa a representar zonas permeáveis. Elementos como a rede e a água são recorrentes nos trabalhos da artista – sejam vídeos, fotos, instalações, pinturas ou desenhos. Ambos elementos não deixam definir o que se encontra dentro ou fora, criando campos intercambiáveis, de constante mutação.

 

Sobre a A2 + Mul.ti.plo Espaço Arte

A Mul.ti.plo, mantendo a proposta de não se limitar às paredes da sua galeria no Leblon, expande suas fronteiras para o Vale das Videiras, em parceria com a A2. A ideia é levar até à serra uma seleção de obras de grandes nomes da arte contemporânea brasileira e estrangeira que fazem parte de seu acervo.É uma oportunidade para o público da região de Petrópolis ver trabalhos de artistas como Tunga, Georg Baselitz, José Pedro Croft, Derek Sullivan, Ross Bleckner, Jannis Kounellis, Eduardo Sued, Maria-Carmen Perlingeiro, Daniela Antonelli, Daniel Feingold e Mariana Manhães.A galeria fica no Armazém das Videiras – Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, loja 5 – Petrópolis.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.