ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

EAV Parque Lage oferece série de aulas abertas e online

14/01/2021 - Por ArtRio

Ao longo de janeiro, fevereiro e março, a EAV Parque Lage vai oferecer uma série de aulas abertas e online do curso ‘Pedra e Ar’, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O curso, Pedra e Ar, voltado a artistas com poéticas em desenvolvimento, visa fomentar e apoiar a produção artística e discursiva com caráter crítico, experimental e disruptivo. Os encontros têm o objetivo de criar uma comunidade temporária de discussão e ação, a partir da arte produzida em todos os estados brasileiros. 

O título do programa toma por empréstimo o nome de um dos objetos relacionais criados pela artista Lygia Clark. “Pedra e Ar” (1966) é constituído de uma pedra — objeto, peso, matéria, signo e forma — e um saco plástico repleto de ar. O sentido desta prática é apreendido a partir do contato, da experiência, da relação e do encontro, num movimento de contração e expansão, próprio daquilo que respira e é vivo. Em um momento de crise social e sanitária, interessa imaginar, coletivamente, que economia material, relacional e afetiva temos urgência em instituir. Ao todo, esse projeto será exercitado em 5 ciclos, cada um deles com uma aula aberta virtual com diferentes professores. A programação pode ser vista a baixo.

19 de janeiro, das 10h às 12h: Aula aberta Ciclo1 – “Como descolonizar a matéria?”
Como pensar e agir com as matérias sem negligenciar suas agências e subjetividades? Como não escamotear as dimensões históricas das materialidades? Como disputar os usos, as experiências e as vidas das matérias com os formalismos conservadores, que costumeiramente as estacionam em versões rígidas, fixas, universais e bem-definidas?

Mesa: Paulo Paes, Mario Novello e Tércio Araripe

02 de fevereiro, das 10h às 12h: Aula aberta Ciclo 2 – “Corpos e corporeidades”
Contra os regimes que objetificam e esvaziam a radical diversidade de corporeidades “do mundo”, como produzir abordagens vivas e complexas para pensar e agir com nossos – e outros – corpos? Como são construídas, desconstruídas e fabuladas as corporeidades? Como implicam-se corpos, éticas, políticas e estéticas?

Mesa: Pamela Carvalho, Isabel Portella e Marcelo Evelin

23 de fevereiro, das 10h às 12h: Aula aberta Ciclo 3 – “Coletividade”
Contra a exclusividade das narrativas individualistas da criação e os projetos que centralizam poder, como coletivizar e redistribuir? Como elaborar éticas e estéticas que protagonizem as trocas, as convivências e as coexistências? Como reelaborar perspectivas históricas para devidamente acolher os movimentos coletivos?

Mesa: Preta Ferreira, Daiara Tukano e Paulo Lima

09 de março, das 10h às 12h: Aula aberta Ciclo 4 – “Cura e cuidado”
Diante das feridas coloniais, dos traumas coletivos e da perspectiva do fim do mundo como o conhecemos, como elaborar éticas, práticas e políticas de cuidado e de cura? Contra a estrutura patriarcal das sociedades, como redistribuir as políticas de cuidado, retirando-as do âmbito das atribuições “femininas”?

Mesa: Marlon Miguel, Daniela Arbex e Geni Nunes

23 de março, das 10h às 12h: Aula aberta Ciclo 5 – “Imagem – o que significam e como agem as imagens”
Contra as políticas hegemônicas da representação e dos imaginários, como salvaguardar a radical diversidade das imagens e do direito a imaginar? Como ir além da iconofilia, questionando o protagonismo das imagens ao friccioná-las com outros modos possíveis de narrar, a exemplo da oralidade, dos gestos, das performatividades, dos silêncios? No âmbito de uma sociedade em rede, disciplinada desde seus algoritmos, o que significam e como agem as imagens?

Marcela Cantuaria, Diambe e Denilson Baniwa


Na imagem: fotografia da Escola, registro de Wilton Montenegro.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.