ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Cursos semestrais do MASP seguem em modalidade on-line

07/08/2020 - Por ArtRio

Os cursos do segundo semestre do MASP (SP), com matrículas abertas, seguirão sendo oferecidos na modalidade on-line, como foi o caso do primeiro semestre e dos cursos de férias. Com uma duração prevista de 17 aulas e início ao final de agosto, os três cursos se concentram na parte da noite, das 19h30 às 21h30, sempre em um dia específico na semana.

Interessados podem se inscrever pelo site e as vagas são limitadas. Cada curso custa R$ 1.471,50 mas aqueles que participam do programa de sócios do museu, o Amigo MASP, têm 15% de desconto e são oferecidas bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.

Todas as aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma Elos, parceira do museu, e as gravações ficam disponíveis aos alunos por cinco dias depois de cada encontro. Após o encerramento, aqueles que obtiverem 75% de frequência (ou seja, tiverem comparecido a 13 aulas) receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

Segundas | Renascimento: Giotto a Tintoretto | 17/8 a 7/12
Com Juliana Guide e conferencistas

O curso oferece uma visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje. Dos fundamentais Cimabue e Giotto à dramaticidade de Tintoretto, o trajeto contempla nomes fundamentais do período, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo. Com apoio sempre que possível do acervo do MASP, o curso procura compartilhar categorias e etapas de observação que facilitem a fruição de obras do período.

Terças | Século 19: de David a Van Gogh | 18/8 a 8/12
Com Felipe Martinez e conferencistas

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição entre clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.

Quartas | Arte moderna e contemporânea | 19/8 a 9/12
Com Daniel Jablonski e conferencistas

O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais. Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se aqui abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos.

Inscrições pelo site do MASP Escola.


Na imagem: Detalhes de Rafael, Ressurreição de Cristo, 1499-1502, acervo MASP, e Hieronymus Bosch, As tentações de Santo Antão, c. 1500, acervo MASP

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.