Sobre a obra

N68

A série Área de Cultivo é a mais extensa da artista e teve seu início em 2010. Essas pinturas metaforizam o jardim e o próprio suporte do papel e da tela é interpretado como terra ou berço nascedouro do trabalho. Nesta exposição, a artista deu enfoque à representação dos jardins aquáticos.


Ficha técnica

N68, 2017
Série:  Área de Cultivo
Técnica(s):  Mista, Desenho
Dimensões:  60x42 cm
Moldura:  Moldura pintada em branco com vidro
Acrílico, guache, pastel seco e colagem sobre papel


Sobre o artista

Lilian Maus

Vive e trabalha em Osório/RS, Porto Alegre/RS e Recife/PE.

Formada em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte e Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais dos Instituto de Artes da UFRGS.

Artista, pesquisadora e gestora cultural. Sua última exposição individual foi "Expedição pela Paragem das Conchas" (Espaço Cultural UFCSPA, Porto Alegre), Projeto de tese doutoral. Ao longo da carreira expôs em Santiago/Chile (Galería Metropolitana, 2016); Buenos Aires (Studio 488 e Pasto, Curadoria Santiago Rueda, 2014); Oslo/Noruega (The Stenersen Museum, 2013), Punta del Este/Uruguai (Centro Cultural Kavlin, 2013), Barranquilla/Colômbia (La Usurpadora, em 2012 e 2013); Bogotá (El Parche Artist Residency, 2012), Rochester, NY/Estados Unidos (High Falls Art Gallery, 2009) e Brasil.

Seu último livro publicado intitula-se "A palavra está com elas" (2014). É professora e conferencista. Esteve à frente do espaço independente de arte Atelier Subterrânea (2006-2015), em Porto Alegre/RS.

Fontes:

Foto: https://www.aura.art.br/artistas/lilian-maus

Texto: https://www.aura.art.br/artistas/lilian-maus

 

 
 


Aura Arte Contemporânea

São Paulo / SP

Fundada em abril de 2015, a Aura compromete-se em localizar trabalhos intrigantes pensados por jovens artistas, em viabilizar e apoiar suas apresentações e, em paralelo, oferecer uma agenda de formação e capacitação tanto voltada aos interessados pelo universo da criação, como a quem busca a compreensão sobre a prática de colecionismo. Atualmente, divide-se em duas frentes: a galeria na Vila Madalena (SP), onde realiza exposições de artistas representados e convidados e a plataforma on-line (www.aura.art.br), cujo objetivo é divulgar de maneira mais ampla e democrática a produção de jovens artistas brasileiros. A Aura também atua na criação e execução de diversos projetos artísticos. Nestes três primeiros anos de atuação, realizou quinze mostras entre Porto Alegre e São Paulo, divulgou mais de 100 jovens artistas na plataforma on-line, participou de feiras de arte e apoiou diversos projetos expositivos. Foi indicada ao IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2015), na categoria Destaque em Espaço Institucional, Público ou Privado, de Divulgação Artística em Porto Alegre/RS.


Outras obras da galeria