Sobre a obra

Ofélia Azul e o Infinito, 2015

A obra de Janaína Tschäpe (Munique, 1973) retrata recorrentemente um universo onírico, que ela cria através de diferentes técnicas. Suas composições – sejam pinturas e colagens semi-abstratas ou fotografias e vídeos – são reminescentes de cenas fantásticas, que evocam formas orgânicas e feminilidade. Para a Cobogó ela criou uma fotografia em que vemos uma mulher flutuando na água – tal qual Ofélia – vestida de azul ao entardecer. As roupas usadas pela personagem são formas geométricas circulares confeccionadas pela artista, que se tornam distorcidas quando submersas na água, emulando a coreografia das ondas.


Ficha técnica

Múltiplo Janaína Tschäpe
Ofélia Azul e o Infinito, 2015
Fotografia
Edição de 16 + 5 PAs


Sobre o artista

Janaina Tschäpe

Munique, Alemanha, 1973


EDITORA COBOGÓ

Rio de Janeiro / RJ

A Editora Cobogó foi criada em 2008, com o objetivo de refletir sobre a arte, a cultura e o tempo presente. Esta casa possui, hoje, um catálogo de mais de 300 títulos. Destes, 90% são projetos originais, desenvolvidos pela Cobogó junto a seus autores, artistas e colaboradores, em sua maioria brasileiros. Para compor o conjunto de títulos e coleções inovadoras, a Cobogó valoriza a interdisciplinaridade, a pluralidade de vozes e a diversidade de temas, colocando-se como um agente das mudanças de paradigmas em curso no Brasil e no mundo. A cada nova publicação, a Cobogó estimula a reflexão e promove o conhecimento, levando adiante um projeto consciente de (re)construção coletiva, reafirmando sua crença na transformação das relações sociais por meio da leitura e da cultura.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.