ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Simone Cadinelli | “O Fantasma Chinês”, de Franklin Cassaro

06/01/2021 - Por ArtRio

A Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta em sua vitrine voltada para a Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema a instalação “O Fantasma Chinês” de Franklin Cassaro. A instalação fica disponível de forma ininterrupta e faz parte da exposição que atualmente ocupa o interior do espaço expositivo, “Como habitar o presente? Ato 3 – Antecipar o futuro”, de curadoria de Érika Nascimento.

Cassaro inaugura com este trabalho sua pesquisa sobre a China. A partir da ópera chinesa, suas cores e sonoridades, ele criou uma cena teatral no espaço de cinco metros quadrados da vitrine da galeria, usando símbolos como Velho Sábio, o dragão, porcelana, alfinetes perolados chineses e cédulas históricas de renmimbi (nome oficial da moeda da China, enquanto a palavra yuan, mais comum, é uma unidade de conta, o valor).

A quase totalidade de objetos, materiais e aparelhos foi comprada na China. Os demais foram construídos pelo próprio artista, que buscou seguir a lógica e a cultura chinesas nessa produção.

O Fantasma Chinês, de Franklin Cassaro
18 de dezembro a 16 de janeiro de 2021, 24h por dia
Vitrine da Simone Cadinelli Arte Contemporânea
Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema, Rio de Janeiro

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.