"Matheus Chiaratti – Umbigo do Desejo" Exposição Individual

Umbigo do Desejo
Amores falidos, volúveis e frágeis, desejos expressivos e velados, memórias de corpos, momentos e viagens, memórias do Brasil caipira, religioso, dos seus enfeites e procissões coexistem ao lado de referências da literatura, da história da arte e da arte contemporânea e se fundem na obra de Matheus Chiaratti, traduzindo conceitos e pensamentos no campo pictórico.
Umbigo do Desejo, primeira exposição individual do artista no Brasil, traz suas vivências na forma de construções subjetivas livres, de lembranças tornadas imagens cifradas, revisitando referências e reinventando histórias dentro da história, alternando abstração e figuração.

A sexualidade, o afeto, a tradição e a natureza permeiam as pinturas, os desenhos e bordados de Chiaratti. Na sua obra, as lembranças íntimas estão tratadas como segredos e, portanto, guardadas com cuidado. As imagens que os representam estão às vezes desconstruídas, até chegar num ponto cego, sugerindo o incindível através da textura, da matéria, da cor, dos padrões, dos vazios, da opacidade ou transparência das pinceladas que marcam zonas de invisibilidades ou revelam algumas chaves da narrativa escondida.

Assim como a obra do artista, a exposição está construída na forma de um diário, revelando num emaranhado de formas e símbolos a ambiguidade dos sentimentos e situações vividas por Chiaratti. Conversando com o inconsciente ótico de Walter Benjamin, o sonho modelo de Freud ou ainda a interpretação do desejo do Lacan, Umbigo do Desejo revela o fascínio do artista pelas origens das pulsões, do primitivo, do íntimo, desvelando e escondendo alternativamente as suas convulsões para ultimamente revelar a sua subjetividade.

Sobre o artista
Formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Matheus Chiaratti trabalha com o universo das artes plásticas desde 2012, quando fundou o coletivo de fotografia analógica Companhia Rapadura. De lá para cá, enveredou à pintura e à literatura, tendo já participado de exposições coletivas em São Paulo, Buenos Aires e Berlim. Em 2018, ganhou um dos prêmios de aquisição do tradicional Salão Luiz Sacilotto, de Santo André, além de ter iniciado o projeto arte_passagem, em que convida artistas jovens a intervirem em uma vitrine comercial em pleno centro de São Paulo. Também em 2018, Chiaratti participou da residência artística Palazzo Monti em Brescia na Italia. Em fevereiro de 2019 realizou uma exposição individual: Rivolvita na Galerie21 em Livorno na Italia.

Serviço
Umbigo do Desejo
Exposição individual de Matheus Chiaratti na Quadra
Curadoria: Julie Dumont
Abertura: dia 24 de abril de 2019, das 18 às 22h
Em cartaz até 24 de maio de 2019
Rua Dias Ferreira, 175, Leblon, Rio de Janeiro
Segunda a sexta-feira, das 12 às 19h
Outros horários, sábados e domingos, com hora marcada pelo e-mail: contato@quadra.me ou telefone: (21)99962-5251

24.APR - 24.MAY
Quadra
Rua Dias Ferreira, 175

De 12:00 às 19:00