"Manoel Novello – Tempo e Lugar" Exposição Individual

Tempo e Lugar
 
As pinturas e desenhos de Manoel Novello examinam o impacto mútuo entre cor e desenho. Desafiam certo legado da pintura e da arquitetura do século XX, que convergiram na valorização da estrutura geométrica do espaço.
Livre da imposição de pureza formal, sua poética retoma o espaço modernista à luz de uma sensibilidade contraditória, subjetiva, local, artesanal, marcada por tentativas, falhas e conquistas. O artista testa as margens contemporâneas daqueles conceitos fundamentais e suas oposições – pintura e desenho, cor e linha, plano e grade geométrica. 
Com  sobreposições, inversões e contaminações, a pintura Jaraguá, as séries Baía de Guanabara, Praia das Pedrinhas e os desenhos cruzam passagens decisivas na arte brasileira em que houve tensão e ruptura entre o conceito e a experiência sensível.
A exatidão e o cálculo são redefinidos por sedutoras variações, que percebemos no curso do tempo em que o olhar habita o quadro. Então, as tramas regulares, embora demarcadas, se mostram instáveis e cambiantes. 
 
Luiza Interlenghi
Curadora

27.APR - 31.MAY
Gaby Indio da Costa
Estrada da Gávea, 702 407

De 14:00 às 18:00